Ferrari 288 GTO
Ferrari 288 GTO
Ferrari 288 GTO
Ferrari F50
Ferrari F40
Ferrari F40
ferrari 458 Italia
Ferrari Daytona
Ferrari Daytona
Ferrari 456 GT
Ferrari 456 GT
Ferrari 456 GT
Ferrari Testarossa
Ferrari Testarossa
Ferrari Testarossa
Ferrari 250 GTE 2+2
Ferrari 250 GTE 2+2
Ferrari 375 MM
Ferrari 375 MM
Ferrari e Pininfarina: “morreu” uma relação de 66 anos!

Com a apresentação do Ferrari 812 Superfast, não foi só o F12berlinetta que "acabou". A chegada do 812, que conta com um motor V12 de 800 cv de potência, marcou igualmente o fim de uma era dentro da fabricante de Maranello, já que o F12 era o último modelo no catálogo da Ferrari que tinha sido desenhado pela Pininfarina.

Recorde-se que o estúdio de design Pininfarina – que desde 2015 pertence aos indianos da Mahindra -, foi fundado em 1930 e começou a trabalhar com a Ferrari em 1951, numa ligação que se estendeu até este século e que curiosamente se iniciou num restaurante em Tortona, uma pequena cidade entre Turim e Modena (e portanto terreno neutro), uma vez que nem Battista "Pinin" Farina nem Enzo Ferrari se queriam reunir nas sedes um do outro.

Esta reunião deu início a uma ligação que se prolongou até este século. E se nos anos 50 e 60 a Ferrari "trabalhava" com vários carroçadores, a partir dos anos 70 quase todos os Ferrari de produção foram "desenhados" pelo estúdio Pininfarina.

Desta forma, o nome Pininfarina ficou inevitavelmente ligado às raízes da marca do "Cavallino Rampante", mas tudo começou a mudar há seis anos, quando foi inaugurado o "Centro Stile Ferrari". Não deixa de ser curioso constatar que este acontecimento coincidiu com a morte de Sergio Pininfarina, filho de Battista que acabaria por assumir o comando da marca e fazê-la crescer, ao mesmo tempo que acompanhava de perto este crescimento da relação entre a Ferrari e a Pininfarina.

Mas se o departamento de design da Ferrari até começou por trabalhar em parceria com a Pininfarina, assumiu de forma independente o desenho e o desenvolvimento de um dos modelos mais marcantes da história recente da marca, o LaFerrari. "Não há nada da Pininfarina no LaFerrari", afirmou o então "chairman" da Ferrari, Luca di Montezemolo, no evento de lançamento do LaFerrari.

Este lançamento marcou o início de uma revolução no que ao design da Ferrari diz respeito, porque se nessa altura o California, 458 e o FF todos tinham o "dedo" da Pininfarina, nos anos seguintes os seus sucessores – California T, 488 e GTC4Lusso respectivamente – todos passaram a integrar o "portfólio" de trabalhos do centro de estilo da Ferrari.

Isso fez com que a "berlinetta" F12 fosse o único modelo do catálogo da Ferrari com a "marca" Pininfarina, até agora, altura em que foi substituído pelo novo 812 Superfast.

Isto não quer dizer que a nova linguagem de design da Ferrari não tenha influências da Pininfarina nem que ambas as marcas não possam voltar a trabalhar juntas no futuro, mas é um momento significativo na história da Ferrari e na história do mundo automóvel, tal é a quantidade de modelos marcantes que estas duas marcas criaram.

Porém, há muito que a Pininfarina deixou de ser um simples "estúdio de design" para passar a construir carros por encomenda e protótipos, sendo que um dos projectos mais recentes é o Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo by Pininfarina que a marca criou para a Fittipaldi Motors - empresa fundada pelo antigo piloto Emerson Fittipaldi – e que fará a sua estreia em Março, no Salão Automóvel de Genebra.

Em destaque